terça-feira, 20 de março de 2012

Entendendo os Lanterna Verdes da Terra.

“Peraí, o Lanterna Verde não era negro?”
Essa é uma pergunta que muitos fazem, especialmente depois do filme. Mas, o Lanterna Verde do filme, Hal Jordan, é um personagem diferente daquele que aparecia no desenho da Liga da Justiça. Isso se dá ao fato de que muitas pessoas pelo Universo usam o nome de Lanterna Verde. Eles são um tipo de polícia intergalactica.
Onde tudo começa? Para heróis da Terra com o nome Lanterna Verde, com um cara chamado Alan Scott.

O Lanterna Verde da Era de Ouro. Ele não tem ligações com a Tropa dos Lanternas Verdes, mas de uma lanterna feita a partir da Starheart. Isso se dá ao fato de que os Guardiões do Universo achavam que a tecnologia deveria sobrepor a magia. Então eles viajaram o Universo coletando toda a magia caótica, a colocaram em uma orbe e a esconderam dentro de uma estrela. Porém, a Starheart continuou acumulando magia até ganhar senciência, e se tornar a Flama Verde da Vida, que se libertou e acabou vindo parar na Terra.
Chegando por aqui, ela se fusionou com o espírito de um Lanterna Verde renegado pela Tropa, Yalan Gur. Ele foi o maior dos Lanternas Verdes de sua época, inclusive a fraqueza natural dos Lanternas Verdes pelo amarelo foi retirada pelos Guardiões de seu anel. Mas isso o corrompeu, e ele veio a Terra escravizar o povo da China. Então, para proteger o povo de sua própria “criação”, os Guardiões adicionaram no anel de Yalan a fraqueza contra a madeira, o que permitia que ele fosse ferido pelos oprimidos. Quando ele morreu, seu espírito foi absorvido pela própria lanterna dele, que bateu na Starheart quando esse vinha para a Terra, juntando os dois.
Esse meteoro foi achado por Chan, que alterou a forma dele para uma lanterna. Séculos depois, um homem que estava no Asilo Arkham, chamado Billing, a encontrou, e a transformou em uma lanterna mais moderna, dessas que eram usadas em ferrovias (era a profissão do cara, fazer lanternas). Os poderes do artefato restauraram sua sanidade, permitindo que ele saisse do Asilo. Depois que ele a perdeu, Alan Scott a encontrou. Alan criou um anel com um pedaço da lanterna, e começou sua luta contra o mal.
Esse Lanterna Verde foi um dos fundadores da Sociedade da Justiça. Recentemente, adotou o nome de Sentinela. Com o tempo, a energia da Starheart se apoderou quase completamente do corpo de Alan, o que já lhe causou problemas e influenciou os poderes de seus filhos. Ele pode fazer quase qualquer coisa com seus poderes, inclusive voar, falar qualquer língua, detectar armadilhas, procurar pessoas, fazer explosões de energia, criar objetos de pura energia, e mais um monte de coisas. Sua fraqueza é a madeira. E como eu gosto de opiniões pessoais em posts, é um dos meus personagens favoritos das HQs.

Esse é o homem que irá aparecer nos filmes. Ele foi o primeiro humano a entrar na Tropa dos Lanternas Verdes, e provavelmente é o maior de todos os integrantes. O que move um Lanterna Verde é a força de vontade, e isso o Hal tem de sobra.
Hal nasceu em Coast City, filho de Martin e Jessica Jordan. Quando criança, Hal idolatrava seu pai, um piloto de testes que trabalhava para a Companhia Aeronáutica Ferris. Hal costumava matar aula para ver seu pai voar, até o dia que precisou encarar um dos seus maiores medos: a morte de seu pai em um acidente com um avião da empresa. Como resultado, sua mãe o proibiu de se tornar piloto, o que ele não acatou e acabou seguindo a profissão. Ele entrou para a Força Aérea.
Muitos anos depois a nave de Abin Sur, um membro da Tropa dos Lanternas Verdes, caiu no meio do deserto. Antes de morrer, ele selecionou alguém para substitui-lo, alguém que superasse o Grande Medo. Hal Jordan estava em um teste quando um campo de energia o envolveu e ele foi levado ao local onde estava o alienigena. Nascia o maior de todos os Lanternas Verdes.
Foi explicado para Hal o que era a Tropa. Agindo como um policial, ele seria responsável por servir e proteger toda a vida no setor 2814 (o da Terra). Ele foi treinado por Kilowog (que treinava recrutas) e mais tarde por Sinestro, na época, o melhor Lanterna Verde. Hal e Sinestro tornaram-se grandes amigos.
Sinestro patrulhava o setor 1417, e era tão bom que seu setor era quase totalmente livre de crimes. Porém, durante seu treino, Hal percebeu que Sinestro subjulgava seu próprio planeta, Korugar, a uma ditadura através do medo (o medo é o pior inimigo da força de vontade), utilizando seu anel para esse fim. Hal relatou isso a Oa, e Sinestro foi punido por isso. Ele se tornaria o maior inimigo de Hal e de toda a tropa.
Jordan continuou trabalhando na Ferris, onde f icou romanticamente envolvido por Carol Ferris, dona da empresa. Lá também conheceu Tom Kalmaku, um jovem esquimó que trabalhava de mecânico, para quem contou o segredo de ser da tropa. Hal também foi um dos criadores da Liga da Justiça. Entre suas sagas, Jordan viajou os Estados Unidos com o Arqueiro Verde (de caminhão), foi possuído pelo Parallax (a entidade do medo), foi o Espectro, morreu salvando a Terra e recentemente reviveu, passou por INÚMEROS empregos, possuiu o poder de quase todas as outras cores de lanternas, namorou várias mulheres e foi resposável pela entrada de uma ou duas delas nas Safiras Estrelas.

Guy é famoso entre os heróis como um cabeça dura. Quando criança, Guy apanhou muito de seu pai, um alcoólatra, que vivia comparando o menino com seu irmão mais velho, Mace. Guy escapava disso lendo seus gibis favoritos, em especial a do Major Glória (motivo do corte de cabelo dele, que é parecido com o do mirim do herói).
Guy tentou de tudo para impressionar seu pai, sem sucesso. Acabou seguindo lado contrário a Mace, que se tornou policial, e virou ladrão. Quando ia fazer 18 anos, ele tentou roubar um carro, mas foi pego e levado para seu irmão. Lá, apanhou feio do mais velho, que depois entregou-lhe dinheiro e mandou Guy se endireitar. Isso acordou Gardner, que terminou o colégio, arranjou emprego e foi para a faculdade (Guy é professor de Educação Física, MEU maior medo). Mace acabaria mais tarde cometendo suicídio (era um polícial corrupto) e seu pai aumentaria ainda mais a quantidade de bebida, vindo a falecer depois.
Quando Abin Sur estava procurando seu sucessor, antes de morrer, dois possíveis recrutas foram apontados. Um era Hal, e o outro Guy. Como Hal estava mais perto, ele foi o escolhido. Guy não foi descartado, e osGuardiões mantiveram seu nome para caso Hal precisasse de um substituto. Mas antes de treinar, um acidente de onibus fez com que Guy ficasse em coma, e John Stewart foi escolhido para ser treinado no lugar de Guy.
Num dado período, Hal teve problemas com seu anel, que começou a apresentar mal funcionamento. Antes de ir resolver, ele chamou Guy e explicou sobre os Lanternas Verdes e deixou um anel e a lanterna dele com o ruivo. Hal não sabia que o problema era na sua velha lanterna, que explodiu na primeira vez que Guy tentou recarregar. Novamente, Guy não conseguiu ser Lanterna Verde completamente. Ele foi dado como morto, e quando voltou, disse que Hal fez de propósito, já que agora Hal estava namorando a ex do Guy!
Mas as coisas se resolveram, Guy conseguiu entrar nos Lanternas e virou um dos favoritos entre os muitos Lanternas Verdes da Terra.

Um dos primeiros personagens negros da DC (precedido apenas pelo Raio Negro), John cresceu em Detroit, com um pai alcóolatra, que batia na mulher, até o dia em que abandonou a família. Mais tarde, em um acidente de carro por causa de um motorista bêbado, ele perdeu a irmã, Rose. Esse fato foi tão traumático (Stewart estava no carro) que ele bloqueou certas memórias e mudou sua atitude, para ser mais disciplinado e focado.
Mesmo querendo ser arquiteto, ele entrou na marinha americana. Por sua atitude, ele coseguiu se tornar atirador de elite. Quando saiu de lá, conseguiu se tornar arquiteto. Depois de oito meses na firma, foi despedido, sendo a motivação provavelmente racismo. Veja bem, no começo das histórias de John, o racismo era um tema comum de suas HQs. Por causa do seu pai e de como era tratado devido a sua cor de pele, John tinha uma raiva enorme da sociedade.
Quando Gardner estava acidentado, ele foi chamado para ser substituto de Hal Jordan. No começo, ele e Hal se estranharam, em especial por causa da forma como John via a sociedade. Hal achava que ele não merecia o Anel. Mas John provou o contrário para Hal, e que não deveria ser substituto para todo mundo. Quando Jordan desistiu de ser Lanterna, foi Stewart que assumiu o posto. E trabalhou com a Liga.
John chegou a desisti de ser Lanterna durante um período. Quando voltou, ele se tornou membro da Liga da Justiça (um dos motivos dele ter sido escolhido pro desenho). Durante um tempo, ele era o Lanterna que acompanhava Superman e os outros. Hoje, John continua a servir a Tropa muito bem.

Antes de usar um anel no dedo, Kyle era desenhista freelancer em Los Angeles. Depois que Hal perdeu a cabeça (com a ajuda da entidade do medo, Parallax) quando Coast City foi destruida, matando todos os outros Lanternas Verdes e a maioria dos Guardiões, Kyle foi o escolhido para guardar o último anel e preservar a Tropa. As razões para isso nunca ficaram realmente claras, e é muito provável que Kyle só estivesse no lugar certo e na hora certa. Meio desesperado, ele foi até o apartamento de sua ex-namorada Alexandra DeWitt, perguntar a ela o que fazer. Juntos, eles decidiram criar uma nova roupa para ele, assim ele seria diferente de Hal.
Durante muito tempo Kyle foi o único Lanterna Verde. Com a ajuda de Tom Kalmaku (amigo do Hal) para reconstruir Oa, Kyle conseguiu pegar de volta o poder que Parallax havia roubado. Com isso, ressucitou os Guardiões, que começaram a expandir novamente a Tropa. Com a ajuda de Kilowog e antigos Lanternas como Gardner, os recrutas novos começaram a ser treinados.
Kyle é um dos Lanternas Verdes de maior patente, chamado de Guarda de Honra. Ele também já guardou Ion, a entidade da Força de Vontade (Kyle ficou tão poderoso nessa época, que não precisava de anel ou de bateria para recarregar). E claro, foi membro da Liga da Justiça.
Material retirado em:http://garotasnerds.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário