sexta-feira, 23 de março de 2012

Batman – A Máscara do Fantasma

A década de 90 reservaria aos fãs de quadrinhos muitas surpresas ruins. Histórias sem enredo, violência desmedida, e muita coisa ruim sendo lançada. Contudo, no início da década, os tempos eram inspiradores, principalmente para a DC Comics. O Recente Sucesso dos filmes de Batman, por Tim Burton, encabeçavam o Homem-Morcego novamente ao topo das vendas e também, da cultura Pop. Pegando carona nessa nova Bat-Mania, onde víamos um Batman muito mais sombrio do que o acostumado durante as décadas anteriores, a Warner lança um bem-sucedido projeto: uma série animada do Cavaleiro das Trevas. A série fez tanto sucesso que rendeu um filme animado, lançado nos cinemas americanos no Natal de 1993: Batman – A Máscara do Fantasma. Não deu outra! Foi um sucesso, na opinião da crítica especializada, e na opinião dos fãs (isso sim é algo louvável!). Mas por que assistir este filme? Simples: além de ser uma belíssima obra de animação, a história tem um enredo muito cabível para o Cavaleiro das Trevas, e possui um final que não deixa a desejar. 
A trama do filme tem elementos de terror, thriller policial e claro, ação digna. Vários mafiosos barra pesada deGotham City estão sendo assassinados em circunstâncias misteriosas. Testemunhas dos crimes só se lembram de uma figura mascarada e com capa preta e esvoaçante, e logo a polícia, ajudada pelo vereador Arthur Reeves, começa uma caça a Batman. Ele obviamente não é o culpado, mas sim o Fantasma (ele não é chamado assim em nenhum momento do filme), uma figura sinistra que pode desaparecer à vontade e parece O Ceifador, com um gancho imenso em uma das mãos, agilidade e força superiores.
Paralelo a isso, Bruce Wayne descobre que talvez o único grande amor da sua vida, Andrea Beaumont, está de volta depois de 10 anos na Europa. Antes de Bruce se tornar Batman, os dois tiveram um romance que parecia que iria dar em casamento. Até que um terrível incidente faz Andrea abandonar Bruce, fazendo este relembrar do juramento que fez de combater o crime em Gotham.
É um filme de apenas 76 minutos, mas riquíssimo em detalhes, com personagens extremamente complexos, começando pelo próprio Batman. Ou melhor, Bruce Wayne, já que a personagem ganha mais profundidade nesse filme. Nos flashbacks do filme, vemos um Wayne sorridente e feliz, ainda assim dividido pelo juramento que fez aos pais de combater o crime. Mas sem dúvida um dos melhores momentos de todo o filme é quando Bruce decide cumprir seu juramento e veste a roupa de Batman pela primeira vez na frente deAlfred.
O pavor no rosto de Alfred ao ver seu patrão transformado na figura sombria de Batman é um dos melhores momentos. A personagem de Andrea também é maravilhosa, seu pavor ao ver seu mundo perfeito com Bruce desabar por causa de seu pai que se envolveu com a máfia de Gotham, é palpável e ela é sem dúvida a figura trágica do filme. Mencionei também que além de tudo isso, ainda tem o Coringa em participação marcante na trama do filme?
Resumindo: Personagens complexos, trama intrincada, belos visuais. Isso é tudo que esperamos de um bom filme, e A Máscara do Fantasma entrega tudo isso em 76 minutos. É um filme sombrio e faz pensar em como a vingança pode estragar a vida de uma pessoa. Se achar pra comprar, compre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário