quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sandman

São muitos os nomes porque é conhecido: Sonho, Oneiros, Kai'ckul, Sandman, ou simplesmente Morpheus. Ele é o senhor dos sonhos, um dos Endless que existem desde os primórdios dos tempos. Enquanto houver vida, há sonho e enquanto houver sonho haverá um Sandman.
Antes de continuar penso que vale a pena referir quem são os perpétuos. Estamos a falar de 7 seres que personificam 7 aspectos da vida, todos começados pela letra D (em inglês). Por ordem de criação temos: Destino (porque tudo está traçado de início); Death; Dream ("o homem quando nasce tem primeiro a possibilidade de morrer do que de sonhar); Destruição; Desejo; Desespero e Delirio (que mais tarde se tornaria em Delirium).
Esta história tem início com a captura de Morpheus por parte de uns magos que procuravam encarcerar a sua irmã mais velha, a Morte. Quando Morpheus se conseguiu libertar, passados 70 anos, foi encontrar a sua dimensão do Sonho completamente devastada. É tempo de consertar as coisas, o que Morpheus não tem noção de imediato é que durante o tempo em que esteve preso, mudou. Podemos dizer que sempre se esforçou por ser relativamente justo na sua dimensão, mas ao longo da sua vida foi várias vezes cruel e egoista, está na altura de mudar isso.
"The Sandman" é uma das obras-primas da BD é sem dúvida alguma uma das sagas porque tenho mais carinho. São 10 livros compilados (ou 4 em formato Absolute) onde uma história está muito bem construída do início ao fim, aqui tudo é relevante. Ao longo do caminho são-nos mostradas também várias histórias ligadas aos sonhos e que não fazem necessáriamente parte da trama principal. Sei que como investimento custa, mas vale tanto a pena, eu nunca me canso de dar elogios a esta obra que saiu da mente de Neil Gaiman que foi desenhada por tantos e tantos artistas, entre os quais deixo os primeiros: Sam Kieth e Mike Dringenberg.
Desde o seu término ainda saíram mais dois livros, um deles em prosa/ilustrado que recentemente foi adaptado a BD (Dream Hunters) e o Endless Nights onde 7 desenhadores foram convidados para desenhar cada um uma história dedicada a um Endless diferente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário